24 de ago de 2011

Bullying.

MEU DEUS, me explica pra que essa novela mexicana de milionésima categoria que todo mundo faz ao redor do bullying? Vou falar uma coisa. Bullying muitas vezes existe só na cabeça de quem sofre. Pra começar, a 'galera popular' existe na cabeça das pessoas. É povo que pelo menos parece ter a vida boa, quando na verdade a vida deles é normal. Vc quem acha que a sua é inferior. Tá, a sua é realmente inferior. Isso é culpa exatamente de quem? Quer dizer, a vida é sua não é? É vc quem tá no controle, não é não? Vc pode ver que nem todo mundo que tá nesse grupo é exatamente bonito, mas eles parecem conseguir mover montanhas ao redor. No fim, vc percebe que eles pelo menos parecem ter toda a segurança que você não tem, deal with it. Duvida?

Exemplo 1
A gente sabe que todas vítimas de bullying tem baixa auto-estima. Mas essa vítima tem auto estima negativa! O grupo meia popular te pede um favor. Tipo 'fulana, vc pode fazer tal coisa pra mim?' E a fulana interpreta 'ai meu deus, eles tão me explorando! pq eles são tao legais e descolados, o que mais eles iam querer pedindo um favor pra mim?' e a história se espalha desse jeito.


Exemplo 1.2
Tá, eles tão MESMO te explorando, não é coisa da sua inferioridade. Cadê a auto-estima da pessoa de falar 'eu não vou fazer isso!' ???? 'aaah, mas se eu falar isso a coisa vai ficar pior, eles vão me perseguir!!' NOVELA MEXICANA MENINA !!! na maior parte das vezes o 'povo popular' não vai fazer isso ! eles vão achar outra pessoa pra explorar. Vc mesmo assim não tem coragem de fazer isso? Legal, seleção natural.

Exemplo 2
Aquela história de vc é pequeno, roubam seu lanche, te batem, etc etc. Tá, ISSO É bullying. Mas passa com a idade e raramente vai ser mortal.

Exemplo 3
O povo da sua sala te persegue. Vc muda pra outro colégio. Vc consegue ter uma vida normal. Tá. ISSO É bullying.

Exemplo 3.2
O povo da sua sala te persegue. Vc muda pra outro colégio. O povo da sua sala te persegue. Vc muda pra outro colégio. O povo da sua sala te persegue. Vc muda pra outro colégio. TÁ, PARA COM ISSO ! Que foi, arrumaram perseguição contra você? Newsflash 1- Vá se consultar, talvez vc sofra sindrome de perseguição. Oooou, 2- Legal que resolveram te perseguir. Mas porque exatamente VOCÊ? Será que o problema tá em todas as zilhoes de pessoas que vc conheceu nos colégio por onde vc passou? Será que eles te veem como um alvo fácil pra bullying? Bingo né. O sem-amigos, o tímido, o inseguro. Ótimo mude. Caso vc não saiba, o nome disso é seleção natural.

Exemplo 4
Aconteceu um caso por esse Brasil afora de duas meninas brigarem por um cara. Acontece que no final, uma tacou fogo na outra. Isso não é bullying, é homicídio.

Um pouco mais sobre a tal seleção natural?
Vamos pegar um dos casos mais famosos de bullying. Nos EUA duas meninas eram amigas, e brigam. Uma das meninas, com a ajuda da mãe, decide criar um cara falso, e começa a trocar mensagens com a outra menina como se fosse esse cara. É um cara lindo, perfeito, tudo de bom, que resolveu apaixonar por uma menina que se julga insignificante. Um dia ele ri da cara dela, diz que tinha que ser doido para gostar dela. A menina suicida. A menina que fingia ser o cara e a mãe dela são acusadas. Eu realmente concordo, devem ser acusadas e condenadas. Mas vamos olhar pelo lado da menina suicida? Me atrevo a julgar que ela não era nem um pouco saudável, emocionalmente falando. Pra começar, ela não tinha muitos amigos, e provavelmente não ter grande auto estima, desenvolveu um tipo de obsessão por ele. Aposto que devia ficar sempre na internet, esperando ele entrar. Parece que nenhum cara nunca pareceu gostar dela e do nada brotou um principe. De repente, desse principe revela ser igual todos os outros. Tambem acha ela a maior retaradada do mundo. Tudo isso acontece a um ponto que ela não só fica triste, ela não só chora, ela não só espera uma hora passar. Suicida na mesma hora. Isso é com a mente humana, toma conta da pessoas. Ou seja, a menina de alguma forma, já tinha uma pré disposição. Cadê a mãe dessa menina, que não percebia nada disso, e se percebia, não fazia nada? Some à pre disposição da menina a falta de atenção da mãe. Ótimo, esse é um caso absurdo de bullying, e pra ele acontecer, pelo menos 3 pessoas foram necessárias. Vamos supor que a mãe da menina que se passava pelo cara fosse uma pessoa mentalmente saudável e não ajudasse a filha nessa jogada. Ia ter sido mais uma responsável por assistir as ações dela e impedir que a filha fizesse uma coisatão nojenta. Nesse caso, teriam sido necessárias que 4 pessoas constribuíssem para o suicídio. A mãe da menina má, a menina má, a mãe da vítima, e acredite ou não, a propria vitima.

Não chamo de 'seleao natural' a parte de 'os fortes sobrevivem', até porque apesar de ser meio verdade, isso seria terrivelmente cruel. Mas sim a parte de 'if you fit, you're in, if you don't, you're out.' Sim, as coisas AINDA funcionam assim.  Aí sempre tem aquele moralista né 'nossa, vou ter que virar mais uma peça de um conjunto de gente igual, no perfil que a sociedade e a mídia manda?' 'beeem, SIM !' 'não, eu sou original, não vou mudar meu jeito só pra conviver com os outros.'
'Legal. I would love to see you trying.'

(PS: não que vc vá ter que virar outra pessoa, até pq isso ia ser retardado. Você pode ser muito bem você mesmo desde que isso não mude o fato de vc achar seu lugar com seus iguais, ou com seus demais. )

Nenhum comentário: