2 de fev de 2012

top 5 - filmes favoritos.

Tirando o primeiro, o resto tá fora de ordem, pela minha falta de capacidade de decidir uma ordem. Cada um ganha mais em alguma coisa.

Primeiro lugar:
Fantasma da Ópera

Isso, meu filme favorito é um musical. Nem sou fã de ópera. Mas fantasma da ópera é perfeição. O filme dura sei lá quantas horas e pra mim passa como se fosse 1 hr e meia. Não sei explicar por que. Acho que a música é fantástica, nem falo de letra, mas de melodia, é incrível a facilidade que 'All I ask of you' se transforma em 'Phantom of the opera'. é uma obra simplesmente fantástica. mostra que aceitação, amor e obsessão tem TUDO A VER um com outro. Por um lado vc pode escolher o perfeito, lindo, figura pública, o amigo de infância, o meant to be. Pelo outro tem o feio, o deprezado, o problemático, o sombrio. E no meio vc tem uma mulher. Que da primeira vez que vc olha, vc não dá nada por ela. É ingênua, não sabe o que quer, é intocada e bobinha, e esse é o motivo que o carinha do bem gosta dela. Por acusa disso. O carinha do mal não, ele reconhece principalmente na voz dela um lado que ngm mais vê, é o lado PODER, o lado sombrio, o lado T, o lado que só ele consegue despertar. O problema está que ela vê nele exatamente o contrário. Ela procura no fantasma O PAI DELA. Não é uma combinação meio legal. é uma coisa meio pitoresca. e por isso o filme é o máximo, tudo nele é meio pitoresco e macabro e romântico e forte ao mesmo tempo. Fora isso, não sei explicar porque gosto dele.

Os outros quatro

Sweeney Todd
JURO que é o último músical. Primeiro, um destaque para o ÓTIMO elenco. Johnny Depp, Helena Bohnam Carter, Alan Rickman, e o lindo do Tim Burton dirigindo. É um filme sobre inveja, amor e vingança doentia. De novo, parece que era pra ser um filme de amor que saiu pela culatra, e é principalmente sobre obsessão. É um filme meio cinza (tirando a música By the Sea), se passa na pior época de londres, e tem ÓTEMAS músicas tbem.
Chocolate
Tbem juro que é o ultimo filme com Johny Depp ! Esse filme é sobre dar aloca. Sobre ser joavem, sobre não ligar para o que os outros pensam, sobre se soltar, sobre fazer o que quiser, sobre desobediencia, raiva, paixão. Sobre se render aos instintos, sobre independência, sobre não se deixar ser castrado, sobre não se entregar à rotina, à culpa e ao tédio. Sobre a diferença entre viver e ter uma vida, sobre sair da zona de conforto.(isso sem falar na crítica à religião né, pesado) É outro puta filme.
Advogado do diabo
Esse filme é coisa de gente da área de humanas. TUDO nele é simbologia. Tudo é mais do que parece. Se eu fosse ficar aqui falando, ficava até amanhã. Um puta filme bom.
Cisne Negro
Primeiro, palmas pela atuação da Natalie Portman, principalmente quando dança. Tambem é um filme cheio de simbologia. Sobre os pais projetarem nos filhos, e uma coisa -  CRIAR FILHO EM BOLHA NUNCA NA FACE DA TERRA VAI FUNCIONAR-. Mas esse filme tem um parte central: todo mundo tem o mal dentro de si. Raiva, instinto, sexo, essas coisas não tem como matar. O segredo para qualquer um viver direito está no equilíbrio.

Outros 5 filmes - completando o top 10
O ultimo Samurai (questionar e lutar sobre os próprios ideais)
Trilogia Toy Story (ai gente, nem comento né? Ame sempre os amigos pelos defeitos.)
Diabo veste Prada (o único filme que é melhor que o livro)
Billy Elliot (sobre paixão, sacrifícios e ignorância. TUDO nesse filme gira em torno de ignorância, principalmente sobre tabus e preconceitos)
Grande menina, pequena mulher (sobre assumir compromissos e deixar a criança dentro de você viver. Não importa em qual desses dois quadros você que encaixe, o medo e a insegurança sempre estão lá. Tanto na grande menina quanto na pequena mulher.)

Faixa bônus
Filmes da Disney (pelo destaque pela ótima produção e trilha. Principalmente Alladdin que é a minha infância, Tarzan e Mulan. Mulan tem uma PUTA TRILHA SONORA, sou muito fã)

O que isso tem a ver comigo.
Muitos desses filmes são sobre escolhas, e sobre opostos. O cara bom, o cara mal, arriscar, desistir, material sentimental, se importar ou não se importar, se rebelar ou baixar a cabeça, amor e ódio. Acho que é porque eu tambem sou muito desse jeito. Estou muito longe de ser uma só. Acho que esses filmes todos tem bastante a ver comigo.

Nenhum comentário: