18 de jul de 2012

Tim Minchin

Meu primeiro contato com Tim Minchin foi em uma aula de inglês no Luziana Lanna, mais ou meno um anos atrás. Era um vídeo dele fazendo tipo stand-up e tinha uma parte que falava que o Hitler perdeu a guerra pq nunca tinha jogado War pq se tivesse saberia que a gente nunca ataca a Russia, ela tem que ser sempre o último. Achei interessante, mas não liguei mais. Até que esse ano o Não Salvo postou de Dia de Namorados um vídeo -genial, diga-se de passagem- dele chamado 'If I didn't Have You', sobre como as pessoas mesmo sendo especiais são substituíveis.
Tambem adoro musicais (vi Phantom of the Opera na Broadway e apaixonei, to doida pra ver de novo!)... Acho incrível como que Brasil conhecido como um povo tão extrovertido e alegre ser tão pobre em questão de musicais -e parques temáticos, principalmente com tanto recursos naturais- nem que fosse pra trazer espetáculos de fora. Sem falar na infra-estrutura pobríssima. Por outro lado, sabiam que BH tem dois 'colégios' de musicais? Tbem fiquei chocada quando descobri. Se eu sentisse que tivesse o minimo de chance de me esforçar para ser um pouquinho aceitável faria só por diversão, acho mto foda.
Enfim. Eis que zanzando na internet eu descobri um musical de Matilda. e TCHARAAAAM o musical foi escrito por ninguem mais ninguem menos que o Tim Minchin !! O musical é genial e ganhou um monte de Oliviers (tipo Oscar dos musicais). Está em cartaz em Londres (e no outono brasileiro do ano que vem vai pra Broadway.... quem sabe né) e tem 4 casts diferentes, cheia de gente -oppss, pior ainda, crianças!- prodígio ! Prova disso é o trecho Revolting Children (que tá no youtube, olhem lá pra ver se estou mentindo !)
Mas acho que o melhor de tudo foi como o Tim explorou a história. Eu já falei -ou acho que falei- várias vezes aqui no blog sobre rebeldia adolescente... sobre como adolescente tá pronto pra bater o pé pra tudo e sobre como a gente quando vira adulto decide simplesmente aceitar as coisas e falar 'ah, tá bom do jeito que tá'.
Na história, a professora e a Matilda são infelizes. A diferença é que a professora é uma mosquinha morta que não faz nada por ela mesma, enquanto a Matilda é ousada e esperta. Enfim, sem mais, a letra fala por si mesma:

Um comentário:

Wilma disse...

Tim Minchin é espetacular!
Gostaria muito de vê-lo no Brasil um dia ;D

Ah, e Matilda é simplesmente lindo mesmo *O*